Nesta página, a Saúdis pretende dar a conhecer alguns dos casos que embora complicados são nos dias de hoje exemplos de grandes evoluções e lições de vida.
Apresentamos o Bruno Rodrigues, o Sr. Manuel João e o Sr. Manuel Guerreiro.

“A Clínica fez do Bruno um Tudo!
O Bruno com 24 anos teve um acidente viação a 26 de Janeiro de 2006 que o deixou em coma 2 meses e meio e quase 1 ano em estado vegetativo. Perdeu a fala, a visão, a memória e qualquer tipo de movimento do corpo. Quando saiu do coma começou a ser seguido no Hospital Garcia da Orta, como teve uma boa recuperação mandaram-no para o Hospital Curry Cabral para fazer fisioterapia intensiva. O Bruno praticamente já andava sozinho. Passado 1 mês, começou a ter uma grande regressão onde quase voltou a entrar em coma, pode ter sido relacionado com uma medicação (com o nome de Finitoína). Assinei um termo de responsabilidade ao ver o Bruno mal, levei-o para casa e fomos a caminho do Garcia da Orta, foi descoberto uma intoxicação medicamentosa, que o levou a ficar internado durante 13 dias, porque tinha 3 vezes mais o medicamento Finitoína no sangue. O Bruno está aqui na clínica há 8 anos, e quando veio para cá nem o tronco segurava. Começou a fazer os tratamentos onde foi sempre revelando grandes melhorias e grandes progressos. A Clínica é magnifica, aconselho-a a toda a gente, desde os terapeutas, aos estagiários, à Susana Santos que nos recebe da melhor forma, e à Fisioterapeuta Ana Isabel Almeida que foi muito importante na melhoria do Bruno logo no inicio dos tratamentos. Agora é seguido pela Fisioterapeuta Suse na Saúdis, e pelo Fisioterapeuta Rafael na Algodeia. Todos os membros fizeram com que o Bruno recuperasse a maior parte da capacidade para ter uma vida independente, juntamente com a força de vontade interior.”
Testemunho da Srª Maria Rosa Rodrigues, mãe de Bruno Miguel Rodrigues

“Dia 26 de Dezembro de 2009, o meu marido ia a conduzir e só teve tempo de dizer “ai o meu braço…”, caiu para o lado e sem qualquer historial de doença. Chamei o 112, e os médico preparam-me para que ele não sobrevivesse ao dia seguinte porque o estado era muito mau. Teve um AVC Hemorrágico e Isquémico, entrou em coma. Quando saiu do Hospital, não fala; usava fralda e estava completamente paralisado. Na altura pedi para ir para a Unidade de Cuidados Continuados, ficou em lista de espera e na fisioterapia do Hospital, foi-me dito “não há muito a fazer”. Foi então que tive conhecimento da Saúdis através que uma colega. Liguei, atendeu a Susana que foi bastante prestável e se mostrou muito receptiva à situação do meu marido. Falou com a Fisioterapeuta Ana Isabel, que lhe fez uma avaliação em casa e que me deixou muito esperançada, onde disso “Não senhor, este Homem vai andar!”, agarrou numa cadeira e nele, e lá foi dando uns passos do quarto até à sala. A partir dessa altura começaram os tratamentos de fisioterapia ao domicílio porque ele não se conseguia deslocar até à Clínica e eu tinha escadas. Em períodos que não tinha fisioterapia trabalhei muito em casa com ele, a fala e o desenvolvimento do cérebro com ajuda de um livro que me foi aconselhado pela Fisioterapeuta Ana Isabel. Entretanto é chamado para a Unidade de Cuidados Continuados em mora, fizeram trabalho de fisioterapia e terapia ocupacional durante 6 meses, quando acabou retomamos à Saúdis, deslocando-se ele já onde passou por uma recuperação para exercitar a marcha que lhe deu autonomia.”
Hoje consegue andar sem qualquer apoio e falar na normalidade conseguindo fazer toda a sua vida diária apenas com a sua mão esquerda graças ao trabalho psicológico e terapêutico da Clínica Saúdis!
Presentemente consegui maus uma etapa importante na minha vida e na vida do meu marido, que foi conduzir! Em Março de 2016, fez 100 kms, parece pouco, mas tendo em conta que só conduz com a mão esquerda e com o pé esquerdo, é mesmo uma grande vitória! A próxima etapa é a compra de uma auto-caravana para se poder deslocar até à Alemanha para ver o filho e os netos; sem tempo para chegar e sem tempo para voltar.
Quero louvar o trabalho efectuado nestes últimos anos e há-que agradecer à Fisioterapeuta Sandra todo o apoio que têm dado ao meu marido para que consiga atingir todos os objectivos!”
Testemunho da Srª Irene Paulo Garcia, mulher do Sr. Manuel João

“Tive um enfarte cerebral… Não tinha sensibilidade nem força do lado esquerdo da mão e do braço. Vim para cá há um mês e meio, e passado este tempo recuperei rapidamente e estou bem e capaz de fazer todas as actividades da vida. Pentear, cortar alimentos, abotoar camisolas…pensei que estava desgraçado da vida e passado um mês e meio consigo fazer tudo isto. A Fisioterapeuta Ana Isabel sabe bem o que faz disto! Há pessoas que nascem para ser jogador de futebol, e ela nasceu com este dom! As terapeutas são fora de série!
Para mim a qualidade não tem preço! Gostei e recuperei bem! A Saúde não tem preço!”

